segunda-feira, 21 de abril de 2014

PROJETO DE VIDA PROFISSIONAL: VOCÊ TEM UM?

Em nossas últimas postagens, escrevemos sobre os degraus da excelência e acerca do estabelecimento de metas. Dois assuntos relacionados com o que propomos para hoje. Antes de prosseguirmos, que tal refletirmos sobre as questões abaixo:

Você tem um projeto de vida voltado para sua a área profissional?

Nesse planejamento efetivo de sua carreira ou negócio, você tem definido claramente aonde quer chegar e em quanto tempo deseja chegar?

Porque tão poucas pessoas o tem claramente definido em suas vidas?

Alguns fatores podem contribuir para essa não efetividade, tais como: a falta de responsabilidade para assumir propósitos e desafios, geralmente presentes em pessoas que, via de regra, carregam certo de sentimento de vitimização ou, ainda, profissionais que tem um histórico de não atingimento de metas tendem a cultivar receio de se comprometer com novos objetivos.

Entretanto, é preciso desenvolver a autoconfiança e determinar-se a assumir responsavelmente o comando da vida em nossas próprias mãos, não delegando a ninguém essa tarefa. Além disso é necessário cultivar o desejo de realizar, de ir além. Creia: isso é possível!

Encontrei um roteiro interessante no livro Coaching Prático – Caminho para o Sucesso onde os autores nos dão boas dicas (o gráfico e tabela abaixo foram extraídos do livro). Eles chamam de PBC (Project-based coaching) e pode ser delineado a partir dos seguintes pontos:

O SONHO – Qual o meu sonho de auto-realização? Qual o meu grande desejo na área profissional?

AMBIENTE ATUAL – Análise interna e do ambiente externo: Como me encontro a nível pessoal? O que tenho feito com minha vida? Estou envolto de tensões, em fase de crescimento, de incertezas?

VALORES – Quais são os valores que embasam minhas condutas?

MISSÃO – Existe um propósito para minha vida profissional. Qual a minha missão pessoal? Seria a tradução do sonho em realidade.

VISÃO – Aonde quero chegar e em quanto tempo? Aqui precisam ser definidos marcos temporais. Exemplificando: a minha visão de curto prazo (6 meses), médio prazo (3 anos) e longo prazo (5 anos ou mais), por exemplo.

OBJETIVOS -  O desdobramento da visão em atividades e metas também estabelecidas em cronogramas e sujeitos à avaliação periódica.

Veja o gráfico abaixo:




Agora, que tal você responder os itens acima, buscando delinear o seu projeto de vida? É simples assim. Depois, o que você vai fazer? Definir atividades diárias, semanais ou mensais e monitorar o desenvolvimento do seu projeto. Uma planilha simples assim pode ser utilizada.

Atividade
Data Prevista
Data Real
Comentário

















Para algumas pessoas, isso pode ser difícil de realizar sozinho. Em face da falta de auto-disciplina e outros fatores, pode ser necessário a ajuda de um profissional para acompanhar a formatação do seu projeto e a avaliação, pelo menos, nas metas de curto prazo.

Indicamos a leitura:
Dinsmore, Paul e Cosendey Soares, Monique. Coaching Prático: O Caminho para o Sucesso. 3ª. Edição. Rio de Janeiro-RJ: Qualitymark Editora, 2014. 160 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário